Nosso Blog

Muitas vezes ainda encontro pessoas que tem medo de psicólogos, psiquiatras e afins...a ideia de cuidar da nossa mente muitas vezes é considerada admitir-se louco ou com problemas mentais...nada disso!
Cuidar da mente não precisa terminar em um consultório! Claro que ajuda bastante ter o acompanhamento de um profissional, mas podemos e devemos nos cuidar!
No meu consultório tinha um vaso de plantas muito pesado. Algumas vezes pedia ao cliente que levantasse o vaso sem arrastar pelo chão...nenhum deles sequer tentou a façanha! Bastava olhar para o vaso para saber que era tarefa impossível! Principalmente para uma pessoa sozinha! Fazia isso para a pessoa reconhecer que existem coisas que precisamos pedir ajuda!
Mas a principal lição obtida com o vaso, é que questões físicas são observáveis. Olhamos o vaso e, mesmo que o cliente queira me agradar, ele SABE que não consegue. Entretanto, os problemas psíquicos não são tão visíveis e concretos assim.
Isso dito, queria falar das coisas que podemos fazer sozinhos(as).

Seguem abaixo alguns conselhos práticos e fáceis de realizar no seu dia a dia.
1 - Dormir mais e melhor.
Sempre que puder, diminua os estímulos eletrônicos...celular, TV, jogos, são bons mas estimulam nossa atividade cerebral justo na hora que deveríamos estar desacelerando e poupando nosso cérebro de atividades que exigem atenção e rapidez... ler, conversar um pouco, ouvir músicas calmas são recursos que podemos usar para acalmar nossos pensamentos.
2 - Outra dica para seguir seria comer menos no jantar! Já estou até ouvindo os protestos! "Mas chego em casa e quero comer bem depois de um dia de trabalho pesado". Nada contra, mas evite muitas proteinas ou grandes quantidades. Feijão, carne, tudo isso é de difícil digestão, atrapalhando nosso precioso sono. Prefira massas, legumes, sopas saladas... nunca coma e durma! É uma péssima combinação. Espere pelo menos umas 2 horinhas para dar tempo do nosso aparelho digestivo dar conta do recado.
3 - Banho morno antes de dormir também é um santo remédio! Deixe a água cair pelas costas, relaxando o pescoço e vá logo pra cama começar seu merecido repouso!
4 - Minha avó dizia que não devemos deitar brigados com alguém, principalmente o parceiro (a). Não precisa pedir perdão. Mas converse melhor, com calma, fale que "precisamos conversar melhor esse assunto". Mostre que você está disposto(a) a repensar suas opiniões mas que não quer ficar brigado(a). Nada disso, converse antes de dormir!! Silêncios em casa são péssimos para nosso cérebro... sobrecarregam pensamentos, ideias negativas, desejos até criminosos! Rsrs
5 - Mais uma dica: respire bem fundo e devagar... preste atenção na sua respiração... ar entrando e saindo dos pulmões... faça o trajeto de forma imaginária... nessa hora, aproveite para esvaziar sua cabeça das preocupações . Nada vai ser resolvido se você ficar acordado(a) pensando, geralmente em coisas que você não vai conseguir resolver durante a noite. Principalmente porque você está cansado(a).
6 - Não leve trabalho para casa.

Claro que você está na cama, olhinhos fechados, em modo repouso!

Se nada disso der certo, pegue um papel e escreva tudo que está na sua cabeça... comprar pão e pagar um empréstimo ficam na mesma lista na sua mente. Quando você escreve, seu cérebro acredita que você já resolveu esses problemas. Experimente!
Nada disso vai impedir que você identifique seus problemas , mas só os graves... o resto , esses pequenos conselhos vão te ajudar muito. Já os grandes e que você não está conseguindo ver uma saída, procure ajuda!
Mente clara e branca nesse janeiro.
Boa sorte! Funciona!

Flavia F Guimarães
Psicóloga


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.