Nosso Blog

Cuidados Paliativos são cuidados que ao contrário de um copo de água com açúcar, como muitos pensam, são importantíssimos para pessoas com doenças crônicas que ameaçam a vida.

A prática hoje se difunde ainda mais, desde que o próprio SUS reconhecendo a sua importância, como essencial nos cuidados de pacientes crônicos e ao fim da vida, junto ao cuidado integral . As abordagens são diversas e atende cada caso isoladamente.
O Cuidado Paliativo visa trazer conforto, controle da dor e do avanço de sintomas.
Dá qualidade de vida a pessoas com doenças crônicas e suporte emocional e espiritual que a pessoa possa trazer em seu processo de vida ou com a convivência da doença. Trata o paciente como um todo, junto a uma equipe multidisciplinar.
Cuidados Paliativos são para todos. Quanto antes uma pessoa possa usufruir destes cuidados, melhor a qualidade de vida.
No campo do atendimento ao fim de vida, não acelera e não adia o processo de morte. Apenas se entende a morte como um ciclo natural da vida. Mas não é uma prática que só visa o conforto no final.
Porém, ainda pouco compreendido e valorizado no Brasil, muitas pessoas só encontram o tratamento no fim de uma doença já avançada e sem cura.

Hoje a ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos , luta e já vem demonstrando o sucesso no progresso do assunto no Brasil.
Onde ainda estamos no 34º em qualidade de morte. A ANCP está lutando para oficializar a prática médica na grade curricular e disponibilizar os cuidados para todos.

E falando de Cuidados Paliativos , não podemos deixar de citar a Casa de Francisco Acolhimento, que atende hoje a diversos hospitais do Rio.
Com cuidados a pacientes oncológicos , já sem possibilidade de cura. Além de também atender, hospedando pacientes em tratamento de cura , pessoas que sem recursos deixariam de fazer seu tratamento por morarem longe das unidades de tratamento.
Oferecendo hospedagem e translado para o paciente e um acompanhante.
E nos casos de cuidados ao fim da vida, oferece os cuidados , permitindo assim uma morte digna com zelo e afeto. Alívio da dor e de sintomas . Trazendo conforto e mais qualidade de vida a seus hóspedes.

Eduardo Succini
Presidente e Fundador da Casa de Francisco Acolhimento
www.casadefrancisco.com.br


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.