Nosso Blog

Gerenciar o tempo é um dos grandes desafios atualmente. Sempre falta tempo e sobram tarefas e responsabilidades, e o resultado dessa situação cada vez mais rotineira no mundo é estresse, horas extras e, consequentemente, menos espaço para descanso e lazer.

Mas será que todo o tempo dedicado ao trabalho está sendo bem empregado?

Segundo pesquisas, apenas 50% da jornada de trabalho é 100% produtiva e 15% do tempo é consumido em reuniões pouco eficientes, interrupções desnecessárias e tarefas que não fazem nenhuma diferença. Além disso, os trabalhadores normalmente consultam seus e-mails 20 vezes por hora, sem contar as “espiadinhas” nas redes sociais.

 Você já deve ter se identificado em alguma parte do texto acima. Mas hoje minha intenção é te trazer clareza e mostrar que o tempo pode ser seu aliado e jogar a seu favor.

Aqui estão 6 passos para você já colocar em prática e ver a mudança acontecer:

1-Faça planejamento:
Gastar alguns minutos planejando o trabalho e organizando-se para realizá-lo pode fazer toda a diferença. É importante definir objetivos e estabelecer prioridades antes de começar a produzir.

2- Não procrastine:
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Mesmo que um trabalho não seja agradável, é melhor executá-lo o quanto antes, em vez de usar outras tarefas como desculpa para adiá-lo.

3- Esqueça a função multitarefa:
Ser multitarefa não é sinônimo de produtividade. Executar várias tarefas ao mesmo tempo pode reduzir o nível de concentração, piorar o rendimento intelectual e prejudicar a qualidade do trabalho.

4- Aprenda a delegar:
Delegar não é simplesmente transferir o trabalho. Exige um tempo a ser investido e é necessário alguns passos imprescindíveis para que o outro esteja integrado e envolvido na tarefa. Delegue tarefas que você reconheça que outra pessoa possa fazer tão bem quanto você.

5- Cuidado com as distrações:
Cafezinhos com companheiros, conversas paralelas, reuniões sem um propósito claro e as dezenas de e-mails recebidos todos os dias são consumidores vorazes de tempo.

6- Estabeleça um tempo adequado para a realização de cada tarefa:
Coloque o descanso pessoal na sua agenda
Se você está obcecado em alcançar resultados, é fácil se descontrolar e trabalhar sem parar. É por isso que você deve sempre ter um tempo em sua agenda para atividades agradáveis. Por exemplo, um trabalho voluntário. A mente precisa de descanso e se torna mais produtiva depois de períodos de relaxamento e lazer.

Quanto mais de lado ficam as suas verdadeiras prioridades, menos energia, concentração e disposição você terá para atender todas as suas demandas. Quando você sabe que está fazendo uma atividade, mas está deixando de lado algo que você realmente gosta, seu estado de execução gera sentimentos como tristeza e ansiedade.

Quando você foca primeiro em si mesmo, cria um estado que permite um aumento da sua produtividade e isso traz resultados impressionantes.

Milena Cristina
Empresária, mentora de produtividade e gestão do tempo.


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.