Nosso Blog

Existe um conceito antigo sobre punição física como forma de educar, moldar o caráter dos filhos...podemos até reconhecer que pode ter funcionado em alguns casos, mas nem sempre esse é o caso.

A punição fisica tem vários aspectos negativos. Criam adultos sem vontade própria, inseguros, medrosos. O diálogo, uma boa conversa sim é a melhor forma de fazermos com que nossos filhos entendam porque estão sendo repreendidos. Já soube de casos em que a crianca faz alguma arte pela manhã e quando o pai chega em casa é que será punido. Na maioria dos casos a criança ja nem lembra o que fez de errado.

Outras vezes ela não entende porque aquilo está errado. Pegar dinheiro para comprar bala, pegar um lápis ou um carrinho bonito do colega, nem sempre é um conceito claro para a criança. Bater, muitas vezes, ensina apenas que ele deve fazer escondido da proxima vez ou negar até a morte porque pode apanhar. É papel e responsabilidade dos pais ensinar conceitos como certo e errado e principalmente porque é errado. Conversar e privar seu filho de alguma coisa que ele gosta por algum tempo podem ser mais eficazes do que uma surra. É importante para os pais que eles entendam seu papel educador na vida de seus filhos. Obedecer, respeitar, cuidar sao conceitos que devem ser passados pelos pais para se ter adultos integros e responsáveis por suas ações e principalmente das conseqüência de seus atos.

Psicóloga Flávia F. Guimarães


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.