Nosso Blog

Desde março, para a maioria de nós, nosso mundo, como o conhecemos, virou de pernas pro ar! Filhos na escola, panelas no fogão e micro ondas por perto, foram substituídos por crianças reclamando de sair da cama, adultos sem paciência nenhuma para administrar todo esse povo em casa!

As crianças ainda temos certa autoridade, mas e o marido? Criança grande e ainda por cima desobediente e dando mal exemplo!! Filhos podemos botar de castigo, mas marido? Avós que acham tudo uma grande bobagem essa estória de máscara e isolamento social...Reclamei de um entregador que estava sem máscara e ele me disse, dona, quem bebeu água da CEDAE e não morreu, tá imunizado!
Aos poucos fomos entendendo que teríamos que mudar algumas coisas para não enlouquecermos! Tenho algumas sugestões que adotei no meu dia a dia. Espero que gostem e aproveitem alguma ideia.

  1. Estabeleça uma rotina. Organize seus horários de acordo com a nova realidade. Se você trabalha de casa, planeje trabalhar enquanto os filhos estão tendo aulas on line, ou fazendo exercícios. Ficar por perto para dar apoio moral, tipo, mamãe está trabalhando também, pode ser um incentivo. Não faça pelo filho e sim junto ao filho. Se ele não sabe alguma coisa, é importante que a professora saiba disso também.
  2. Todo mundo de roupa! Nada de ficar com a mesma roupa que dormiu! É importante acordar e se vestir. Nunca se sabe quando vamos receber alguém, ou mesmo numa conversa com alguém pelo vídeo. Eu atualmente ponho até perfume!
  3. Refeições juntos e no horário. Nada de ficar beliscando o dia todo, nem entupindo as crianças de biscoitos e besteiras! Isso vai acabar e retomar a antiga rotina vai ficar mais difícil ainda!
  4. Tire um tempo para brincar com as crianças. Sair do computador e celular é importante para saúde emocional. Conversar, brincar em família é fundamental. Afastem-se dos videogames. Já bastam as aulas na telinha!
  5. Distribua tarefas! Só porque você está em casa, não significa que tem tempo para fazer toda a rotina doméstica sozinha. Ensine seus filhos a cozinhar, lavar, limpar, fazer a cama e arrumar o armário. Sempre de acordo com as idades e sempre supervisionados por adulto. Palavras de parabéns e pequenas recompensas são bons nessas horas. Poder dormir mais tarde, ou ficar na TV mais 10 minutos fazem milagres e você não se sobrecarrega!
  6. Pense agora você o que pode mudar na sua casa. Que coisas estão te sobrecarregando e como fazer para melhorar. Estou por aqui! Qualquer duvida, pode perguntar, vamos vencer isso juntas!

Flávia F. Guimarães
Psicóloga


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.