Nosso Blog

No inverno só dá vontade preparações quentes né? E tem muita gente que acha que é uma boa oportunidade de emagrecer, preparando muitas sopas!

⚠️⚠️⚠️ Mas, se não tiver cuidado, as sopas na verdade podem ser muito calóricas! Quer saber como? 😳😥🤯

1️⃣ Quando tem muito legume do tipo C (batatas 🥔🍠, aipim, inhame, cará e 🌽 ), isso porque são *calóricos*. O ideal é que sejam ¼ ou ⅓ do total da sopa. O ideal é fazer com legumes A (couve, agrião, abobrinha….) ou legumes B (abóbora, cenoura🥕, vagem..) que são menos calóricos e com muitos nutrientes.

2️⃣ Quando tem croutons, torradinhas e pão🍞. Evite também consumir a sopa com arroz🍚 ou macarrão.

3️⃣ Quando a sopa tem creme de leite, 🧀 e requeijão. Se a intenção é engrossar a sopa, prefira legumes como o cará, mandioquinha (batata baroa) ou inhame.

4️⃣ Quando tem embutidos! 🥓🥓Então, paio, linguiça calabresa ou bacon não podem🚫🚫 estar em uma sopa saudável. Troque a carne seca ou esses embutidos por cortes magros de carne desfiada ou em cubos, frango desfiado ou consuma com ovos mexidos.

*Dica extra:* Sopas a base de leguminosas são bem vindas (feijão, ervilha, lentilha e grão de bico). Adicione legumes como chuchu e couve flor para aumentar o aporte de nutrientes e diminuir o valor calórico.

Vai tomar cuidado com a sopa? Gostou de saber mais?

Um abraço nutritivo,
Juliana Nigri 😊


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.